Rubiaceae

Faramea hyacinthina Mart.

Como citar:

Gláucia Crispim Ferreira; undefined. 2020. Faramea hyacinthina (Rubiaceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

1.137.029,689 Km2

AOO:

400,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

A espécie não é endêmica do Brasil (Flora do Brasil 2020 em construção, 2020). No Brasil, apresenta distribuição: no estado da Bahia — nos municípios Abaira, Abaíra, Anguera, Arataca, Cachoeira, Feira de Santana, Ilhéus, Itabela, Itacaré, Itamarajú, Itapé, Itatim, Ituberá, Jequié, Jussari, Jussarí, Lençóis, Mascote, Pau Brasil, Piatã, Prado, Rio de Contas, Rio do Pires, São Felipe, Ubaitaba e Una —, no estado de Minas Gerais — nos municípios Andrelândia, Araguari, Araponga, Bandeira, Barbacena, Belo Horizonte, Bocaina de Minas, Brumadinho, Caeté, Caldas, Caratinga, Carmópolis de Minas, Catas Altas, Datas, Diamantina, Gouveia, Governador Valadares, Grão Mogol, Ingaí, Itacambira, Lagamar, Lagoa Santa, Lavras, Luminárias, Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto, Perdizes, Poços de Caldas, Rio Acima, Santa Maria do Salto, Santana do Garambéu, Santana do Riacho, São Gonçalo do Rio Preto, São Roque de Minas e Uberlândia —, no estado do Paraná — nos municípios Foz do Iguaçu, Guaraqueçaba e Morretes —, no estado do Rio de Janeiro — nos municípios Itatiaia, Maricá, Rio de Janeiro e Teresópolis —, e no estado de Sergipe — nos municípios Indiaroba e Lagarto.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2020
Avaliador: Gláucia Crispim Ferreira
Revisor:
Categoria: LC
Justificativa:

Árvore de até 10 m, não endêmica do Brasil (Flora do Brasil 2020 em construção, 2020). Foi coletada em Floresta Ombrófila (=Floresta Pluvial) e Floresta Estacional Semidecidual associadas à Mata Atlântica nos estados do Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe. Apresenta distribuição ampla, EOO=1126239 km², constante presença em herbários, inclusive com coleta recente, e ocorrência confirmada dentro dos limites de Unidades de Conservação de proteção integral, áreas de abrangência de PANs e em áreas onde ainda predominam na paisagem extensões significativas de ecossistemas florestais em estado prístino de conservação. A espécie ocorre de forma frequente/ocasional na maior parte das localidades em que foi registrada. Adicionalmente, não existem dados sobre tendências populacionais que atestem para potenciais reduções no número de indivíduos maduros, além de não serem descritos usos potenciais ou efetivos que comprometam sua perpetuação na natureza. Assim, foi considerada como de Menor Preocupação (LC), demandando ações de pesquisa (distribuição, tendências e números populacionais) a fim de se ampliar o conhecimento disponível e garantir sua sobrevivência na natureza.

Último avistamento: 2019
Possivelmente extinta? Não
Severamente fragmentada? Desconhecido

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Flora 24(2), 73, 1841.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico da espécie.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree, bush
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Habitats: 1.5 Subtropical/Tropical Dry Forest, 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest
Detalhes: Árvore a arbusto com até 10 m de altura. Ocorre na Mata Atlântica, em Floresta Ombrófila (=Floresta Pluvial) e Floresta Estacional Semidecidual (Flora do Brasil 2020 em construção, 2020).
Referências:
  1. Flora do Brasil em construção, 2020. Faramea. Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB13962 (acesso em 29 de setembro de 2020)

Ações de conservação (5):

Ação Situação
5.1.2 National level on going
A espécie ocorre no território de abrangência do Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro (Pougy et al., 2018).
Referências:
  1. Pougy, N., Martins, E., Verdi, M., Fernandez, E., Loyola, R., Silveira-Filho, T.B., Martinelli, G. (Orgs.), 2018. Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado do Ambiente-SEA: Andrea Jakobsson Estúdio, Rio de Janeiro. 80 p.
Ação Situação
5.1.2 National level on going
A espécie ocorre no território de abrangência do Plano de Ação Nacional para a conservação da flora ameaçada de extinção da Serra do Espinhaço Meridional (Pougy et al., 2015).
Referências:
  1. Pougy, N., Verdi, M., Martins, E., Loyola, R., Martinelli, G. (Orgs.), 2015. Plano de Ação Nacional para a conservação da flora ameaçada de extinção da Serra do Espinhaço Meridional. CNCFlora: Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Laboratório de Biogeografia da Conservação: Andrea Jakobsson Estúdio, Rio de Janeiro. 100 p.
Ação Situação
5.1.2 National level on going
A espécie ocorre no território de abrangência do Plano de Ação Nacional para a conservação da flora ameaçada de extinção da região de Grão Mogol - Francisco Sá (Pougy et al., 2015).
Referências:
  1. Pougy, N., Martins, E., Verdi, M., Maurenza, D., Loyola, R., Martinelli, G. (Orgs.), 2015. Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Ameaçada de Extinção da Região de Grão Mogol - Francisco Sá. CNCFlora: Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Laboratório de Biogeografia da Conservação: Andrea Jakobsson Estúdio, Rio de Janeiro. 76 p.
Ação Situação
5.1.2 National level needed
A espécie ocorre em territórios que poderão ser contemplados por Planos de Ação Nacional (PAN) Territorial, no âmbito do projeto GEF Pró-Espécies - Todos Contra a Extinção: Território Rio de Janeiro - 32 (RJ), Território Campinas - 18 (MG), Território São João del Rei - 29 (MG), Território Espinhaco Mineiro - 10 (MG), Território Itororó - 35 (MG, BA), Território Chapada Diamantina-Serra da Jibóia - 39 (BA).
Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada nas seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental da Pedra Branca, Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, Área de Proteção Ambiental Marimbus/Iraquara, Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira, Área de Proteção Ambiental Serra do Barbado, Área de Proteção Ambiental Sul-Rmbh, Parque Estadual Serra do Brigadeiro, Parque Nacional da Serra das Lontras, Parque Nacional da Serra do Gandarela, Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional do Itatiaia, Refúgio Estadual de Vida Silvestre Mata dos Muriquis, Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Arte Verde e Reserva Particular do Patrimônio Natural Mata do Passarinho.

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.